A um suicida







Tu crias em ti mesmo e eras corajoso,

Tu tinhas idéias e tinhas confiança.
Oh! , quantas vezes desesp'rançoso,
Não invejei a tua esp'rança!

Dizia para mim: - Aquele há-de vencer
Aquele há-de colar a boca sequiosa
Nuns lábios cor de rosa
Que eu nunca beijarei, que me farão morrer...

A nossa amante era a Glória
Que para ti - era a vitória,
E para mim - asas partidas.
Tinhas esp'ranças, ambições...
As minhas pobres ilusões,
Essas estavam já perdidas...

Imersa no azul dos campos siderais
Sorria para ti a grande encantadora,
A grande caprichosa, a grande amante loura
Em quem tínhamos posto os nossos ideais.

Robusto caminheiro e forte lutador
Havias de chegar ao fim da longa estrada
De corpo avigorado e de alma avigorada
Pelo triunfo e pelo amor.

Amor! Quem tem vinte anos
Há-de por força amar.
Na idade dos enganos
Quem se não há-de enganar?

Enquanto tu vencerias
Na luta heróica da vida
E, sereno, esperarias
Dos bem-fadados da Glória,
Dos eternos vencedores
Que revivem na memória -
Sem triunfos, sem amores,
Eu teria adormecido
Espojado no caminho,
Preguiçoso, entorpecido,
Cheio de raiva, daninho...

Recordo com saudade as horas que passava
Quando ia a tua casa e tu, muito animado,
Me lias um trabalho há pouco terminado,
Na salazinha verde em que tão bem se estava.

Dizíamos ali sinceramente
As nossas ambições, os nossos ideais:
Um livro impresso, um drama em cena, o nome dos jornais...
Dizíamos tudo isso amigo, seriamente...

Ao pé de ti, voltava-me a coragem:
Queria a Glória... Ia partir!
Ia lançar-me na voragem!
Ia vencer ou sucumbir!...

........................................................................................
........................................................................................

Ai! mas um dia, tu, o grande corajoso,
Também desfaleceste.
Não te despojaste, não. Tu eras mais brioso:
Tu, morreste.

Foste vencido? Não sei.
Morrer não é ser vencido,
Nem é tão-pouco vencer.

Eu por mim, continuei
Espojado, adomercido,
A existir sem viver.

Foi triste, muito triste, amigo, a tua sorte -
Mais triste do que a minha e malaventurada.
... Mas tu inda alcançaste alguma coisa: a morte
E há tantos como eu que não alcançam nada...


Mário de Sá Carneiro, Lisboa, Outubro de 1911.


by Lord Darkcell Saint James

Um comentário:

  1. engraçado so falso mas o falso na hora que vc preciso estve do seu lado.
    creio que quem foi usado nao foi vc
    pelo contrario pos estive do seu lado quando vc preciso

    ResponderExcluir

Veja Também: